Clínica La Sensitive

Médico Clínico Geral

Médico Clínico Geral

A busca dos pacientes por um profissional de medicina é sempre cercada de dúvidas, por isso que o primeiro que todos procuram é sempre o médico clínico geral.

Afinal, as pessoas não sabem dizer exatamente o que possuem e o tipo de médico mais indicado para tratar-se, fazendo com que elas recorram a um clínico geral seja para diagnosticar, tratar e acompanhar o problema.

O clínico geral é quem ajuda o paciente a esclarecer os sintomas que ele possui e o profissional certo antes de se buscar por especialistas, pois ele possui uma visão global e total conhecimento sobre o organismo humano.

Apesar da importância que tem o médico clínico geral, ainda é normal ver pacientes que acham que esse profissional não pode ajudá-los, o que é um enorme erro.

O objetivo desse artigo é justamente falar mais sobre o clínico geral e a importância que ele possui.

Vamos lá!

Clínico geral: Qual é a função que esse médico possui?

A primeira coisa que se precisa saber a respeito desse profissional de medicina é qual a função que ele possui e como trabalha.

O clínico geral tem como característica principal que o diferencia de muitos outros médicos o acompanhamento dos pacientes por toda a vida.

É esse o médico que costuma conhecer de forma mais aprofundada o histórico de saúde do paciente, além de questões psicológicas, familiares e mesmo sociais.

O médico clínico geral é aquele no qual o paciente mais confia e que o ajuda, inclusive, a tirar dúvidas sobre as condutas escolhidas pelos médicos especialistas e sobre os medicamentos prescritos por eles.

Para os pacientes que possuem doenças complexas e necessitam ser acompanhados por profissionais de distintas especialidades, o clínico geral é muito importante porque ajuda bastante deixando-o bem informado.

Além disso, é para o consultório do clínico geral que a maior parte das pessoas vai quando precisa de atendimento médico, mas não sabe exatamente o que tem.

O clínico geral é capaz de fazer o diagnóstico e o tratamento de mais de 80% das doenças e problemas de saúde existentes, mostrando como é um profissional eficiente e importante para qualquer paciente.

O que o clínico geral pode fazer?

O clínico geral, como dito, está totalmente apto a realizar o diagnóstico e o tratamento de diferentes doenças, além de encaminhar o paciente, quando achar necessário, para um médico especialista.

Mas o que mais um clínico geral faz em sua rotina de trabalho?

Um médico clínico geral, nas consultas com os pacientes, pode fazer:

  • Check Ups
  • Orientação nutricional
  • Diagnóstico de gastrite, diabetes, hipertensão, colesterol alto, doenças cardíacas leves, refluxo gástrico, infecções em geral (urinárias, pulmonares, intestinais, orofaringe), doenças da tireoide, depressão
  • Avaliação de pré-operatório, para as mais diferentes cirurgias
  • Solicitações de exames (laboratoriais, de imagem, etc.)
  • Indicação de vacinas
  • Prescrição de diferentes medicamentos
  • Auxilia na prevenção de doenças
  • Alergias

Isso deixa bem claro como esse é um médico abrangente e que pode ajudar bastante os mais diferentes pacientes, em suas mais diversas queixas quanto à saúde.

Conclusão

Como você viu, o médico clínico geral é um profissional de extrema importância e o primeiro contato que a maior parte dos pacientes possui com um médico ao sentir qualquer queixa.

Neste texto, você pôde ver também o que diferencia o clínico geral e ainda o que ele pode fazer em consultas, o que vai desde realizar o diagnóstico de diversas doenças até realizar check ups e fazer a solicitação de exames que achar necessários.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é o médico clínico geral?