Exame Ecocardiograma

O exame ecocardiograma é um dos mais essenciais quando se fala a respeito da prevenção e dos cuidados com a saúde do coração.

Através deste exame, é possível identificar e tratar as pessoas que têm qualquer tipo de problema ou doença cardíaca, e o número de óbitos por doenças cardiovasculares no país só cresce, segundo previsões dos órgãos especializados.

Por isso, aqui vamos mostrar o que é, por que é importante e como é feito o exame ecocardiograma. Acompanhe!

O que é a ecocardiografia e qual é a importância dele?

O exame ecocardiograma trata-se de um exame que é muito eficiente para detectar doenças cardíacas que já estão presentes ou que vão desenvolver-se, e para acompanhar a saúde cardiovascular de um indivíduo.

O teste faz uso da tecnologia de ultrassom, sendo que ela emite as ondas sonoras não audíveis com o intuito de realizar a captação dos retornos dos ecos e assim formar imagens.

Através desse exame, é possível fazer uma análise das características tanto anatômicas quanto fisiológicas do órgão, caso da espessura e da massa dos ventrículos cardíacos, e das funções ventricular sistólica e diastólica.

Dependendo do tipo de ecocardiograma, é possível visualizar de maneira detalhada toda a estrutura das válvulas ou ainda a presença de possíveis trombos intracavitários.

Este tipo de exame é considerado como extremamente seguro e sem qualquer contraindicação, pois não faz uso de qualquer método que seja nocivo para a saúde, caso da radiação.

Desta forma, ele pode ser feito em qualquer pessoa, como crianças, adolescentes, adultos, idosos e até mesmo em mulheres gestantes.

O melhor é que ele pode ser feito no leito, então é possível que pacientes que estão nas salas de emergência ou nas UTI’s sejam submetidos ao exame.

Doenças que podem ser detectadas com esse exame

Com este tipo de exame, no qual todas as informações a respeito do funcionamento cardíaco são analisadas, é possível identificar essas doenças:

  • Pericardite
  • Insuficiência cardíaca
  • Endocardite
  • Dissecção da aorta
  • Quadros de arritmia
  • Entre outros

Como o exame ecocardiograma é realizado?

O exame ecocardiograma é um tipo de exame de imagem, muito simples, que não é invasivo nem causa dor, além de que na maior parte das vezes não há a exigência de que o paciente passe por qualquer preparo antes de fazê-lo.

O paciente que vai fazer o exame deve tirar a sua blusa para que fique mais confortável e então vestir o avental cirúrgico, além da necessidade de retirar joias e quaisquer outros acessórios que estejam acima da linha da cintura.

Após tudo isso, o paciente então deve deitar-se de lado sobre a maca e é feita a aplicação de um gel condutor (que é a base d’água), para que fique mais fácil obter as imagens com o exame.

Depois, o médico irá passar o aparelho emissor das ondas, o chamado transdutor, direto na pele do paciente naquela região que será analisada.

Este exame é muito rápido, então ele não dura mais do que 20 minutos, o que é mais um ponto positivo a seu favor.

Além do mais, logo após o fim do ecocardiograma, o paciente já pode voltar a realizar as suas atividades rotineiras, sem que o exame impacte no seu dia.

Conclusão

Como visto aqui, um dos exames mais importantes para detectar doenças cardíacas ou identificar possíveis problemas que estejam se desenvolvendo é o ecocardiograma, um procedimento bem simples e prático de realizar.

Neste conteúdo, trouxemos informações bem relevantes a respeito desse exame, como o que ele é, qual é a sua importância e ainda como fazer na prática o ecocardiograma no paciente.

O que achou do texto a respeito do que é a importância do exame ecocardiograma?

Exame Ecocardiograma

O exame ecocardiograma é um dos mais essenciais quando se fala a respeito da prevenção e dos cuidados com a saúde do coração. Através deste

Leia mais »

Exame Eletrocardiograma

Entre os diferentes exames que um cardiologista pode solicitar a um indivíduo, o exame eletrocardiograma trata-se de um dos principais. Por meio deste exame, é

Leia mais »

L'a Sensitive - Clínica Médica, Geriatria, Fisioterapia e Tratamento da Dor.​

Horário de Atendimento:
De Segunda a Sexta-feira das 08:00hs às 21:00hs.

Copyright ©2023 | Desenvolvido por @MagnoDigital