Exame Eletrocardiograma

Entre os diferentes exames que um cardiologista pode solicitar a um indivíduo, o exame eletrocardiograma trata-se de um dos principais.

Por meio deste exame, é possível identificar eventuais anormalidades no coração, algo que é sempre prioritário, visto que reduz os riscos e aumenta a vitalidade.

Além do mais, a utilização desse tipo de exame é fundamental para que se possa tratar qualquer problema o quanto antes, evitando os danos clínicos com impacto no longo prazo.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o porquê do exame eletrocardiograma ser importante, vamos entender tudo a respeito dele neste conteúdo!

Exame eletrocardiograma: Saia agora para que serve!

O eletrocardiograma, que também é conhecido pelo nome de ECG, é um tipo de exame que serve para avaliar a atividade elétrica cardíaca através de eletrodos que são fixados direto na pele.

Por meio desse exame, há como detectar o ritmo cardíaco e também a quantidade de batimentos cardíacos por minuto.

Portanto, qualquer anormalidade que esteja ocorrendo na condutividade elétrica cardíaca pode ser identificada de maneira prática e rápida.

Quando as doenças do coração são detectadas de maneira precoce, há uma redução nos riscos de complicações no longo prazo, bem como garante uma qualidade de vida muito melhor ao indivíduo.

O exame eletrocardiograma serve também como um complemento a outros tipos de exames do coração, como é o caso do teste ergométrico.

O cardiologista pode solicitar os diferentes exames tendo como objetivo conseguir um diagnóstico mais claro e precioso, considerando os sintomas que a pessoa apresenta.

Como o exame eletrocardiograma é realizado?

O eletrocardiograma, na verdade, é um exame bastante simples, bem rápido e sem dor ao paciente.

Ele registra todos os impulsos elétricos provenientes do coração em um papel, que depois será analisado por um médico cardiologista.

No momento da realização do exame, o paciente deve ficar deitado em uma maca e em repouso durante 5 minutos até que o procedimento inicie.

Isso é algo fundamental para evitar que o resultado acabe sofrendo influência de eventuais fatores externos, como é o caso das atividades físicas, além de que o paciente precisa estar, preferencialmente, em jejum.

Após esse período, os eletrodos são então colocados diretamente na região da frente do tórax, além dos punhos e dos tornozelos, com a aplicação de um gel colocado sobre os dispositivos para tornar mais fácil medir a corrente elétrica.

A pele do paciente precisa estar sempre muito limpa e sem gordura/não estar oleosa nos locais em que os eletrodos serão fixados.

Caso o paciente tenha muitos pelos nessas regiões do corpo, então é preciso realizar a depilação e, em uma pele oleosa, fazer a limpeza local usando álcool.

Com todo o preparo pronto, o profissional responsável pelo exame eletrocardiograma irá o eletrocardiógrafo e vai registrar toda a atividade elétrica cardíaca por meio dos eletrodos.

Depois que o exame for finalizado, o eletrocardiógrafo irá realizar a impressão de doze visões distintas da atividade cardíaca.

Problemas cardíacos que o eletrocardiograma pode detectar

Para finalizar, vamos entender quais são os possíveis problemas cardíacos que o exame eletrocardiograma pode detectar:

  • Patologias coronarianas
  • Arritmias, que são irregularidades percebidas no ciclo cardíaco
  • Problemas existentes nas válvulas cardíacas
  • Infarto do miocárdio
  • Aumento das cavidades do coração
  • Pericardite, que é a inflamação na membrana que envolve o órgão
  • Infartos em situações de emergência
  • Entre outros

Conclusão

Como visto aqui, o exame eletrocardiograma é fundamental para que o cardiologista possa analisar a atividade elétrica cardíaca do paciente, de modo a conseguir diagnosticar problemas e doenças do coração.

Neste conteúdo, mostramos a você qual a importância deste exame, que doenças ele pode detectar e ainda como o eletrocardiograma é realizado na prática.

O que achou do texto sobre qual a importância do exame eletrocardiograma?

Exame Ecocardiograma

O exame ecocardiograma é um dos mais essenciais quando se fala a respeito da prevenção e dos cuidados com a saúde do coração. Através deste

Leia mais »

Exame Eletrocardiograma

Entre os diferentes exames que um cardiologista pode solicitar a um indivíduo, o exame eletrocardiograma trata-se de um dos principais. Por meio deste exame, é

Leia mais »

L'a Sensitive - Clínica Médica, Geriatria, Fisioterapia e Tratamento da Dor.​

Horário de Atendimento:
De Segunda a Sexta-feira das 08:00hs às 21:00hs.

Copyright ©2023 | Desenvolvido por @MagnoDigital