A importância De Cuidar da Doença cardíaca

O número de pessoas que sofrem com alguma doença cardíaca é cada vez maior aqui no Brasil, estando presente até mesmo em pessoas jovens, o que exige uma enorme atenção e cuidados.

As doenças cardiovasculares, infelizmente, estão entre as causas principais de morte no mundo, sendo que mais de 18 milhões de pessoas morrem, todos os anos, por conta desse tipo de problema.

Portanto, fica claro como é fundamental ter cuidados para prevenir as doenças cardíacas, mas mais ainda para cuidar quando elas já estão instaladas no organismo.

Aqui neste conteúdo, vamos mostrar algumas dicas que devem ser seguidas para que se tornem hábitos de vida desde a juventude, reduzindo os riscos de doença e morte por problemas cardíacos. Acompanhe!

A importância do coração e as doenças cardíacas

O coração é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo e quando ele está saudável, é mais fácil manter a boa saúde, como um todo.

A função principal do coração é manter nosso corpo funcionando por meio do bombeamento de sangue através do sistema circulatório.

O coração é quem envia sangue aos pulmões, para que ele seja preenchido com o oxigênio e que é devolvido ao coração, que manda esse sangue extremamente rico em oxigênio para nossas artérias, nutrindo os órgãos e os tecidos corporais.

Este importante órgão pode ser acometido por diferentes doenças cardíacas, sendo que as mais comuns são:

  • Pericardite
  • Infarto do miocárdio
  • Arritmia
  • Doença arterial coronariana
  • Hipertensão arterial
  • Alterações nas válvulas

A melhor forma de cuidar bem do coração e evitar ou cuidar da doença cardíaca é através de bons hábitos de vida, e a seguir vamos falar sobre os principais!

Praticar atividades físicas

A prática de atividades físicas é um hábito extremamente importante para cuidar da saúde e evitar a doença cardíaca.

Por isso, as pessoas devem manter o hábito de exercitar-se regularmente ao longo de toda a vida, para manter o corpo e coração mais saudáveis e bem fortes.

A prática regular de atividades físicas ajuda ainda a melhorar a sua mobilidade, no fortalecimento muscular, reduz o peso e evita o sobrepeso, enfim, tem muitos benefícios no corpo e para o coração.

Alimentar-se adequadamente

Um outro hábito de vida saudável que as pessoas devem manter para cuidar do coração e da saúde do corpo, em geral, é alimentar-se adequadamente.

Isso significa comer alimentos que sejam ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, peixes, ovos e carnes magras, alimentos ricos em gorduras boas, como azeite e abacate, entre outros.

Além disso, é fundamental ainda que você evite o consumo de alimentos ultra processados e industrializados, pois são ricos em açúcares e gorduras trans e saturadas, aumentando o risco de doenças cardíacas.

Reduzir o estresse

Vivemos em um mundo cada vez mais rápido e altamente estressante, seja por problemas nas redes sociais, no trabalho, na vida doméstica ou mesmo no trânsito.

O risco desse estilo de vida estressante é o aumento das chances de sofrer com um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

Portanto, é fundamental reduzir o estresse para cuidar do coração e controlar a hipertensão, evitando assim as doenças cardíacas que podem ser fatais.

Algumas dicas para evitar o estresse são ter uma rotina regular de sono, aproveitar os momentos de lazer, praticar atividades físicas ou ainda exercícios de respiração e de meditação.

Consulte um cardiologista regularmente

Ainda que você leve uma vida mais saudável e com bons hábitos, é fundamental que consulte de forma regular um cardiologista.

Esse profissional ajudará você a cuidar da doença cardíaca de modo eficaz, reduzindo riscos de problemas mais sérios, bem como ajudando a evitar o desenvolvimento de problemas cardiovasculares de forma precoce.

Sempre que as doenças cardíacas são identificadas ainda nas fases iniciais, isso permite um tratamento mais rápido e bem mais cedo, aumentando as chances de ter uma maior qualidade de vida.

Conclusão

Como visto aqui, cuidar da doença cardíaca é importante para todos, visto que esse tipo de problema de saúde costuma ocasionar a morte de milhões de pessoas em todo o mundo e pode ser evitada com hábitos simples.

Neste artigo, mostramos como você pode, com alguns hábitos diários, aumentar a sua saúde cardíaca e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, bem como controlá-las, como no caso de consultar um médico regularmente.

O que achou do conteúdo a respeito da importância de cuidar da doença cardíaca?

Exame Ecocardiograma

O exame ecocardiograma é um dos mais essenciais quando se fala a respeito da prevenção e dos cuidados com a saúde do coração. Através deste

Leia mais »

Exame Eletrocardiograma

Entre os diferentes exames que um cardiologista pode solicitar a um indivíduo, o exame eletrocardiograma trata-se de um dos principais. Por meio deste exame, é

Leia mais »

L'a Sensitive - Clínica Médica, Geriatria, Fisioterapia e Tratamento da Dor.​

Horário de Atendimento:
De Segunda a Sexta-feira das 08:00hs às 21:00hs.

Copyright ©2023 | Desenvolvido por @MagnoDigital