A Importância do Médico cardiologista

Visitar um médico cardiologista é um hábito extremamente importante para que as pessoas possam cuidar da saúde do coração, de modo a evitar diferentes doenças.

A Organização Mundial da Saúde indica que as pessoas realizem uma consulta com um cardiologista como uma maneira de prevenir o desenvolvimento das doenças cardíacas.

A consulta com esse profissional permite identificar e tratar todos os fatores de risco para essas doenças, garantindo uma saúde melhor e uma maior qualidade de vida.

Aqui neste conteúdo, iremos mostrar os motivos pelos quais vale a pena fazer da visita ao médico cardiologista um hábito na sua vida. Acompanhe!

A consulta com um médico cardiologista

A OMS afirma que a consulta frequente a um médico cardiologista é capaz de prevenir o aparecimento de doenças cardíacas, por meio da identificação e do tratamento dos mais variados fatores de risco.

Além do mais, quando uma pessoa passa por uma avaliação de um cardiologista regularmente, isso ajuda a diagnosticar precocemente um eventual problema no coração, o que aumenta as chances de obter a cura.

Sempre que uma pessoa vai ao cardiologista frequentemente, é muito difícil que uma disfunção no coração passe despercebido pelo profissional, visto que ele faz uma avaliação geral do paciente, considerando:

  • A idade do indivíduo
  • O histórico familiar
  • Os sintomas que ele apresenta
  • Os fatores de risco

Por que é possível prevenir doenças com uma ida ao = cardiologista?

Como explicado anteriormente, o paciente que se consulta de forma frequente com um médico cardiologista tem maiores chances de que qualquer disfunção seja rapidamente identificada.

Afinal, o médico fará uma análise individual do paciente e considera fatores variados como a idade, o histórico familiar, os fatores de risco e eventuais sintomas.

Algumas das condições que podem levar ao surgimento das doenças cardíacas são as seguintes:

  • A obesidade
  • O tabagismo
  • O sedentarismo
  • O colesterol alto e os triglicerídeos altos
  • A hipertensão
  • O estresse crônico
  • A diabetes
  • Os mais variados distúrbios endócrinos, incluindo os da tireoide
  • Os distúrbios renais
  • Os distúrbios infecciosos

Assim, todo aquele que tiver pelo menos um ou mais de um dessas condições deve realizar uma consulta com o cardiologista de modo periódico.

Além de indicar as mudanças de hábito que são necessárias, o profissional ainda vai acompanhar a evolução do paciente.

Exames que o cardiologista pode solicitar na consulta

Durante as consultas rotineiras, o cardiologista pode solicitar ao paciente a realização de diferentes exames, tendo como objetivo detectar eventuais disfunções ou doenças.

Os principais exames são:

  • Eletrocardiograma: o objetivo deste exame é observar o ritmo cardíaco, percebendo se existem distúrbios eventuais na condução elétrica, se há sobrecarga ou ainda alteração no funcionamento do coração
  • Teste ergométrico: mais um exame bastante comum de ser solicitado pelo cardiologista. Ele serve para analisar o desempenho do coração em diferentes momentos de um exercício físico. É considerado um exame fundamental para quem faz ou para quem quer fazer uma atividade física
  • Radiograma do tórax: este exame serve para fazer uma avaliação da condição pulmonar, mas também para observar se ocorreu um aumento cardíaco ou um alongamento da aorta cardíaca
  • Ecocardiograma: este exame é uma ultrassonografia cujo objetivo é avaliar o tamanho do órgão, as espessuras das paredes do coração e quanto de sangue está sendo bombeado através da movimentação das válvulas cardíacas

Através deste check-up preventivo com um cardiologista, o indivíduo consegue evitar o surgimento de doenças ou tratar as doenças cardíacas de maneira precoce, aumentando as chances de ter uma maior qualidade de vida.

Conclusão

Como visto aqui, visitar um cardiologista é algo fundamental para qualquer pessoa, em especial aquelas que apresentam algum tipo de histórico de doença cardíaca ou fatores de risco associados.

Neste conteúdo, mostramos um pouco mais sobre o porquê de ser tão importante se consultar com o cardiologista, bem como os exames que ele pode solicitar nesses encontros.

O que achou do texto sobre a importância do Médico cardiologista?

Exame Ecocardiograma

O exame ecocardiograma é um dos mais essenciais quando se fala a respeito da prevenção e dos cuidados com a saúde do coração. Através deste

Leia mais »

Exame Eletrocardiograma

Entre os diferentes exames que um cardiologista pode solicitar a um indivíduo, o exame eletrocardiograma trata-se de um dos principais. Por meio deste exame, é

Leia mais »

L'a Sensitive - Clínica Médica, Geriatria, Fisioterapia e Tratamento da Dor.​

Horário de Atendimento:
De Segunda a Sexta-feira das 08:00hs às 21:00hs.

Copyright ©2023 | Desenvolvido por @MagnoDigital