Médico Endocrinologia

O médico endocrinologista é aquele profissional responsável pelo cuidado dos transtornos diversos das glândulas endócrinas.

Eles são extremamente importantes para avaliar como andam os níveis de hormônios, para ajudar as pessoas a tratarem problemas hormonais, que podem levar a doenças como obesidade e diabetes.

O objetivo desse artigo é que você possa saber tudo a respeito do que faz um médico endocrinologista e como ele pode auxiliar as pessoas de diferentes maneiras.

Acompanhe!

O que é um médico endocrinologista?

Um endocrinologista trata-se de um médico que é responsável por cuidar dos mais diversos transtornos das glândulas endócrinas.

As glândulas endócrinas, por sua vez, tratam-se de órgãos que são responsáveis por secretar substâncias diretamente no sangue, cujo nome pelo quais são conhecidas é hormônio.

Portanto, a área de especialização da endocrinologia e o médico que atua nela irá diagnosticar e tratar de todos os problemas com hormônios que um paciente apresente, de modo a conseguir restabelecer o correto equilíbrio orgânico.

É por conta disso que o campo de atuação de um médico de endocrinologia é extremamente amplo, já que os hormônios são responsáveis por regular quase todas as nossas funções orgânicas.

Uma alteração hormonal, portanto, é capaz de provocar diferentes doenças, que inclusive podem acabar envolvendo o organismo de maneira completa, como é o caso dos transtornos de tireoide, por exemplo.

Sempre que o organismo apresentar qualquer alteração hormonal, as manifestações dela precisam ser muito bem investigadas pelo endocrinologista, visto que ele poderá reconhecer e diagnosticar qual o problema.

Alguns tipos de alterações fisiológicas podem ter causas hormonais e a maioria das pessoas não faz a mínima ideia, tais como:

• Alterações na menstruação
  • Diminuição da libido
  • Diminuição da disposição
  • Oscilações muito bruscas no peso, seja no ganho ou na perda
  • Alterações ósseas
  • Queda de cabelo excessiva

Por mais que muitas pessoas não percebam, esses são alguns indícios de que o nosso organismo não está funcionando adequadamente e pode ser muito importante passar por um endócrino para que ele possa avaliar a situação.

Agora que você já viu o que é um médico endocrinologista, é hora de saber mais sobre quais são suas principais áreas de atuação.

Principais áreas de atuação do médico endocrinologista

Como mencionamos anteriormente, um médico endocrinologia tem um campo de atuação muito amplo, sendo assim, conhecer quais são as áreas principais onde ele atua é essencial.

Veja nos tópicos a seguir quais são elas!

Crescimento deficiente ou excessivo em criança

Uma criança que seja saudável possui um crescimento que é normal, então qualquer tipo de crescimento deficiente ou excessivo pode indicar problemas no organismo.

Esse crescimento deficitário ou em excesso pode ter causas hormonais, genéticas ou nutricionais, portanto, a atuação do endócrino ajudará a normalizar a situação e evitar problemas mais sérios à criança.

Reposição Hormonal na menopausa

Durante o período da menopausa, um tratamento eficiente deve ser feito através da reposição hormonal e é aí que entra a importância do médico endocrinologista.

Ele deverá realizar um tratamento com hormônios iguais aos da paciente, de modo a conseguir amenizar ao máximo o desconforto e reduzir quaisquer riscos ocasionar pela menopausa para a mulher.

Problemas na tireoide

Os problemas na tireoide acometem um grande número de pessoas em todo o país e é o profissional de endocrinologia o responsável pelo diagnóstico e tratamento deles.

Alguns dos sintomas mais comuns dos distúrbios da tireoide são a perda ou o ganho de peso, o coração muito acelerado ou devagar, a insônia, o nervosismo, as alterações no trânsito intestinal e nódulos no pescoço ou aumento do volume.

A partir do momento em que você perceber que há certos sintomas que são anormais, o melhor a se fazer é buscar auxílio de um médico endocrinologista para que ele possa indicar o melhor tratamento para aquele problema.

Obesidade

obesidade é um dos maiores riscos para a saúde de pessoas de todas as idades, desde crianças até adultos e idosos, por isso é essencial que o tratamento seja feito de maneira adequada.

Esse tratamento, orientado por um endócrino, ajudará a evitar diversas complicações, tais como as cardiovasculares, muito comum em pessoas obesas, e as ortopédicas, visto que o excesso de peso impacta ossos e articulações.

Como a obesidade sempre tem um fator hormonal envolvido, o auxílio de um endocrinologista se faz muito importante.

Excesso de Pelos no rosto ou acne

A produção em excesso de pelos na face, conhecida também como hirsutismo, o surgimento de acne ou ainda o aumento da musculatura em mulheres pode indicar uma produção excessiva dos hormônios masculinos (testosterona).

Sendo assim, a ida até o endocrinologista é imprescindível para que ele possa realizar o tratamento ideal para a correção do problema, revertendo assim a situação que surgiu na mulher.

Doenças da Glândula Suprarrenal

As doenças que acometem a glândula suprarrenal podem acarretar em diversos problemas de saúde, que são percebidos em sintomas como o aumento de peso e a pressão muito alta ou baixa.

O escurecimento da pele, o surgimento de estrias avermelhas e dos pelos excessivos também podem indicar problemas nessa glândula e é o endocrinologista que vai ajudar a solucioná-los.

Distúrbios da Puberdade

Os distúrbios da puberdade costumam acometer muitas crianças, que acabam desenvolvendo os pelos pubianos antes do tempo, bem como o desenvolvimento das mamas e o odor axilar forte.

Por outro lado, há adolescentes que chegam nessa fase da vida sem ter desenvolvido nenhuma dessas características, o que também exige uma avaliação de um endocrinologista.

Distúrbios da Menstruação

Assim como acontece com a questão da menopausa, os distúrbios da menstruação também acometem algumas mulheres e precisam de uma investigação e de um tratamento adequado.

As alterações no ciclo menstrual podem ser a menstruação mais de uma vez no mês ou ainda a falta da menstruação, o que indica que há problemas hormonais presentes que devem ser corrigidos.

Doenças da Hipófise

As doenças na glândula hipófise, tais como os tumores, geram vários sintomas que acometem as pessoas com elas e devem ser investigadas.

Alguns deles são os distúrbios da visão, a presença do leite nas mamas (no caso das mulheres, fora do período da amamentação) e as mudanças faciais e dores de cabeças precisam de atenção e de uma visita ao endocrinologista.

Diabetes

diabetes é uma doença metabólica que precisa de muita atenção das pessoas para que ela possa ser identificada e comece a ser controlada o quanto antes.

As pessoas com histórico de diabetes na família devem manter sempre um acompanhamento constante para evitar riscos de desenvolvimento da doença.

Aquelas com excesso de peso, que possuem alterações nos níveis de gordura ou colesterol no sangue, ou ainda com sintomas como perda de peso excessiva, sede em excesso ou que urinam muito também devem procurar um profissional.

Osteoporose

Uma doença que poucos sabem que é endócrina é a osteoporose, por isso a qualquer sintoma possível da doença é indicado procurar um endocrinologista.

Alguns dos sintomas são fraturas que acontecem de maneira recorrente e dores nos ossos, e quanto antes se conseguir diagnosticar e começar o tratamento da doença, melhor será.

Andropausa

Os homens também sofrem com problemas de diminuição dos hormônios ao envelhecerem e é importante que eles tenham muita atenção a isso.

Esses homens que sofrem com a andropausa podem sentir cansaço em excesso, disfunção sexual e redução da força muscular, sendo preciso realizar a reposição hormonal para corrigir o problema.

Por que é tão importante buscar pela ajuda de um médico endocrinologia?

A endocrinologia é muito mais importante para a nossa saúde do que a maioria das pessoas acredita, e isso pode ser observado em como essa área está relacionada com várias outras especialidades médicas, como a dermatologia.

Nosso corpo possui mais de 50 tipos distintos de hormônios, todos eles exercendo um papel bastante crucial para que nosso organismo possa funcionar corretamente.

Eles atuam nas mais diversas funções, tais como na reprodução, na respiração, no funcionamento intestinal e no crescimento, entre outros mais.

Qualquer alteração nos hormônios podem gerar impactos sérios para a nossa saúde, para a nossa qualidade de vida e para o nosso bem-estar, o que deixa claro como é essencial a total atenção a isso.

Apenas tendo um apoio direto de um profissional de endocrinologia é que poderemos solucionar qualquer tipo de problema hormonal que surja.

Com isso, vai ser possível tanto melhorar o desempenho das nossas funções quanto reestabelecer adequadamente as funções orgânicas normais.

O acompanhamento de um profissional de endocrinologia é, portanto, imprescindível para todas as pessoas.

Conclusão

Como você viu, o médico endocrinologista é um profissional de extrema importância, visto que ele é responsável por trabalhar diretamente com a questão hormonal, ajudando a restabelecer possíveis disfunções.

Neste texto, você conheceu mais a respeito desse tipo de profissional, mas também sobre quais são as áreas de atuação mais importantes do endocrinologista.

Essas áreas de atuação amplas vão desde doenças nos ossos até as disfunções da tireoide, da hipófise, a diabetes e ainda o desenvolvimento da obesidade.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é o médico endocrinologista?