Clínica La Sensitive

Fisioterapia Funcional

A fisioterapia funcional trata-se de uma forma de tratamento bastante eficaz para quem precisa reabilitar-se quanto às dores que sente no corpo, como é o caso das dores crônicas.

Por meio desse tipo de fisioterapia, é também possível conseguir reabilitar e melhorar as capacidades motoras de um paciente, mostrando o porquê de ela ser tão relevante.

A fisioterapia funcional é realizada por meio de diversas variações dos exercícios que têm como finalidade principal ajudar a melhorar a capacidade funcional do indivíduo.

O paciente que passa por essa fisioterapia consegue ter uma enorme melhoria quanto a habilidade e capacidade da realização de atividades cotidianas, obtendo assim uma maior autonomia e mais eficiência em sua rotina.

O objetivo desse artigo é, justamente, falar um pouco mais a respeito dessa terapia e mostrar como ela é essencial para os pacientes que necessitam de uma melhoria em suas vidas.

Você verá como isso vai ajudar muito na recuperação de lesões de qualquer tipo e em qualquer pessoa.

Vamos lá!

Fisioterapia funcional: Entenda para quem é indicada?

A primeira coisa importante a se entender a respeito da fisioterapia funcional é sobre para quem ela é indicada.

Essa fisioterapia é extremamente benéfica para qualquer pessoa, seja ela jovem ou idosa, seja ela uma atleta ou alguém sedentário.

Isso porque o tratamento é capaz de ajudar essas pessoas a recuperarem-se de forma eficaz das lesões que possuem, o que é algo a que todos estão expostos.

A recuperação via fisioterapia funcional se dá quanto às dores que o paciente pode vir a sentir, mesmo nas atividades do dia a dia, por conta de lesões antigas não tratadas ou recentes, que afetam o movimento e a qualidade de vida.

Quando um paciente passa por essa fisioterapia, ele passa a ter uma eficiência muito maior em seus movimentos corporais, consegue recuperar o equilíbrio, ter mais resistência muscular, aumenta a flexibilidade, a força e a agilidade.

Tudo isso mostra o porquê da fisioterapia funcional ser imprescindível, não importa qual seja o seu caso, pois os resultados obtidos são incríveis.

A fisioterapia funcional na recuperação das lesões ortopédicas

A fisioterapia funcional é bastante indicada para pessoas com lesões ortopédicas e que desejam recuperá-las, ajudando não só a melhorar as incapacidades do paciente, mas também prevenindo possíveis lesões futuras.

As lesões que podem ser prevenidas ou tratadas com essa fisioterapia são das mais diversas origens, como traumato-ortopédicas, além das neurológicas e respiratórias, e até com a finalidade de reeducar a postura.

O tratamento direto da dor por outros meios, antes do início da fisioterapia funcional, também é indicada, por isso que não se deve deixar de fazer a fisioterapia convencional.

O problema da maior parte dos pacientes, dor, limitações e riscos de novas lesões, é resolvido com a fisioterapia, quando a funcional e a tradicional são utilizadas em conjunto.

É essencial ter em mente como as atividades funcionais são imprescindíveis para recuperar qualquer lesão, mas não para tratá-las definitivamente, como muitos acreditam.

Conclusão

Como você viu, o uso da fisioterapia funcional é muito importante para garantir que uma pessoa com lesões, sejam elas de qualquer origem, possa vir a recuperar-se plenamente, ajudando assim na reabilitação da vida diária.

Neste texto, você pôde conhecer um pouco mais a respeito desse tipo de fisioterapia, ajudando pessoas de qualquer idade, sejam elas atletas profissionais ou sedentárias.

Procurar um profissional de fisioterapia que coloque em prática o tratamento pela fisioterapia convencional e funcional é imprescindível para que você possa, então, recuperar e prevenir as lesões que estejam lhe atrapalhando.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é a fisioterapia funcional?