A pneumonia em idosos é um quadro preocupante por tratar-se de uma doença infecciosa, caracterizada por uma inflamação do pulmão, pode ser ocasionada por bactérias ou vírus. Infelizmente, é comum que a doença afete os idosos, por serem mais vulneráveis a ela. A sua incidência aumenta com o avanço da idade e quando não tratada a tempo, pode levar à morte, o que mostra a necessidade de estar atento aos sintomas em pessoas da terceira idade. Nem sempre é simples identificar a pneumonia em idosos. Afinal, seu estágio inicial pode ser confundido com uma gripe ou um mal-estar. Além disso, o quadro clínico apresentado na terceira idade é muito diferente daquele que ocorre em indivíduos mais jovens, o que torna ainda mais difícil o diagnóstico. Em pessoas jovens, é mais comum a presença de sintomas como tosse, febre e dor torácica, nos idosos, esses sinais não costumam aparecer. Na terceira idade, é mais frequente a presença de redução do apetite, confusão mental e desânimo, além de mudança na frequência de respirações.
Como tratamento complementar para a recuperação das funções do pulmão, pode-se realizar, sob orientação médica, a fisioterapia respiratória. Seu objetivo é melhorar a dinâmica respiratória, fortalecendo músculos e auxiliando na remoção de secreções. Utilizando estratégias não invasivas, essa técnica possibilita reverter ou minimizar as disfunções pulmonares ocasionadas pela pneumonia.
É preciso atenção total a possíveis sintomas, nós podemos auxiliar na adoção de medidas preventivas.
Ficou com dúvidas? Agende uma consulta!
A importância De Cuidar da Doença cardíaca
O número de pessoas que sofrem com alguma doença cardíaca é cada vez maior aqui no Brasil, estando presente até mesmo em pessoas jovens, o