Clínica La Sensitive

DEPRESSÃO NO IDOSO

\"\"                                                                                                                                           A terceira idade é uma fase da vida com tantas mudanças e algumas adaptações na rotina do idoso, que podem ocasionar infelizmente uma depressão. Idosos que moram sozinhos e passam longos períodos sem conversar com alguém, podem apresentar quadro de solidão e tristeza, indicando um problema mais sério. A depressão é uma das mais comuns condições mentais tratáveis. Alterações no humor é uma característica da depressão com tristeza profunda. Como resultado, a rotina fica comprometida, pois a depressão passa a interferir em atividades diárias.
Nem sempre a depressão é perceptível. Muitos não aparentam estar tristes, dificultando o diagnóstico. Além disso, alguns apresentam perda de memória ou dores, sintomas que acabam sendo associados a outras doenças. O transtorno também pode se apresentar de forma mais severa nessa fase da vida, com queixas somáticas, alterações do sono e perda de apetite.
Algumas atividades simples e hábitos saudáveis podem contribuir para trazer bem-estar e melhorar a saúde mental do idoso, prevenindo a depressão:
-Prática de atividades físicas;
-Alimentação saudável e equilibrada;
-Atividades que exercitem o cérebro;
Manter a mente equilibrada, uma rotina saudável e não se isolar socialmente. Em tempo de distanciamento social como o que vivemos em razão da pandemia, a família e os amigos podem auxiliar virtualmente, utilizando os meios de comunicação e a tecnologia para uma maior aproximação.
Não abandone os check ups e mantenha as consultas em dia!