Clínica La Sensitive

O Tratamento das Feridas Crônicas com uso do Laser

O tratamento para feridas crônicas deve ser realizado seguindo alguns importantes passos, que devem ser conhecidos pelos profissionais que irão realizá-lo.

O surgimento de uma lesão leva, primeiramente, a uma resposta celular que tem como objetivo reparar o tecido e que começa a acontecer dentro de até 48 horas após a ferida aparecer.

Depois dessa fase, a próxima é a de granulação ou proliferativa, que é quando os fibroblastos e os macrófagos vão preencher a lesão, originando assim a formação dos novos vasos sanguíneos.

O tecido também começa a ser reparado pouco a pouco, a partir do momento em que as células epiteliais vão chegando até a lesão, com a ferida contraindo-se e diminuindo de tamanho.

A última fase é conhecida como remodelamento da ferida, e é possível que ela dure vários meses, quando as fibras colágenas vão tendo melhoras, a partir da reabsorção de água, gerando uma cicatriz menor e mais forte.

Todo esse processo, como mencionado, pode vir a durar meses e muitas vezes durar um longo tempo, sendo aí que surge a importância do tratamento para feridas crônicas por meio do uso de um laser.

 

 

Tratando feridas crônicas: Maior velocidade na cicatrização das feridas

Hoje em dia, existem diversos produtos, terapias e outros que podem ser usados para tratar feridas, principalmente as crônicas, mas nenhum tratamento é tão eficaz quanto o uso do laser.

O tratamento feito com o laser de baixa potência ajuda a tornar o processo da cicatrização das feridas mais célere, sendo uma ótima opção para as feridas crônicas.

O objetivo desse tratamento é fazer com que o processo da cicatrização ocorra mais rápido, o que ajuda pessoas que sofrem com as feridas crônicas, como as úlceras por pressão e as úlceras venosas.

A cicatrização é mais rápida por conta de todos os efeitos fotofísicos, químicos e biológicos que o laser de baixa potência gera nas células e nos tecidos.

Esse tratamento é indicado a todos os pacientes que possuam feridas, estejam elas no início de um processo de inflamação ou sejam crônicas.

 

 

Benefícios do uso do laser para tratar feridas crônicas

Tratar as feridas crônicas com a terapia de laser é extremamente benéfico e as vantagens desse tratamento, para feridas iniciais ou que já são crônicas, são as seguintes:

 

  • A terapia é indolor
  • Ajuda a reduzir os processos inflamatórios
  • Ajuda na prevenção de possíveis edemas
  • Ajuda a reduzir a área total da ferida
  • É um procedimento não invasivo
  • Ajuda a prevenir problemas em nervos e tecidos no local próximo à lesão

 

 

Conclusão

Como você viu, quem sofre com feridas crônica tem hoje uma ótima forma de tratamento, que é a terapia com laser, que ajuda na cicatrização dessas lesões de maneira mais rápida e eficaz.

Neste texto, você viu como esse é um tratamento a ser realizado pela equipe de enfermagem, trazendo diversos benefícios para quem passar por ele, como a redução dos processos inflamatórios e da área total da ferida.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é o tratamento para feridas crônicas?