Clínica La Sensitive

IDOSO E AUTOESTIMA

\"\"

A autoestima é uma das nossas maiores conquistas durante a vida. Envelhecer sem autoestima, pode tornar a jornada ainda mais difícil, além de trazer à tona problemas de depressão, isolamento social e frustrações,

Amor próprio e autoestima são fundamentais para manter a saúde e o bem-estar do idoso.

A aposentadoria e falta de uma rotina a ser seguida, traz desmotivação para o idoso, pois ele fica sem saber o que fazer, uma vez que agora tem muito tempo de sobra e poucos compromissos. Isso gera uma tendência ao isolamento do convívio social. A depressão é o sintoma mais comum desse quadro, que diminui drasticamente a disposição para atividades do cotidiano.

Para reverter isso, procure entender as vontades do idoso e estabeleça algumas metas que podem ser cumpridas.

Cuide da aparência do idoso ou motive-o a ser vaidoso, é preciso saber lidar com o envelhecimento, entender que é um processo natural e continuar amando seu corpo e sua aparência, isso certamente é fundamental para uma boa autoestima.

Estimule os cuidados básicos de higiene e aparência. Pequenas coisas podem ajudar o idoso a ter vontade de se cuidar mais, e sentir-se valorizado. Cuidar da saúde mental é garantir uma melhor saúde física. Ficou com dúvidas? Agende uma consulta!