O alívio da dor no tratamento da Fibromialgia

A fisioterapia com o fortalecimento muscular são grandes aliados para o controle da Fibromialgia.

Portadores de fibromialgia apresentam em sua maioria dor difusa, fadiga, insônia, déficits de memória e depressão.
E esse problema crônico, que atinge entre 2 e 3% da população brasileira.

Se você deseja saber mais sobre este tema, saber sobre o tratamento da dor, não deixe de ler o artigo a seguir, nele você encontra ótimas informações a respeito!

O que a fibromialgia?

A síndrome da fibromialgia é manifestada através de dor no corpo todo, principalmente na musculatura e aliado a dor, aparecem sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparado, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Podemos reconhecer como característica da pessoa portadora de fibromialgia sua grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura ao toque.

Fatores de risco.

Profissionais da saúde chama a atenção para alguns fatores que facilitam o surgimento de fibromialgia como:

  • Sexo: uma vez que é mais comum em mulheres do que em homens, em especial entre as de 20 e 50 anos;
  • Histórico familiar, pois a doença é recorrente em pessoas de uma mesma família, indicando que talvez havia algum fator genético envolvido nas suas causas;
  • Detentores de transtornos como artrite ou lúpús acabam desenvolvendo a fibromialgia.

O que causa a fibromialgia?

Os fatores que causam a fibromialgia ainda são desconhecidos, porém há vários fatores que estão associados a esta síndrome, são eles:

  • Fatores genéticos: fibromialgia é bem recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicio de que há algumas mutações genéticas capazes de causar a doença;
  • Contaminações por vírus e doenças autoimunes podem estar envolvidas nas causas da fibromialgia;
  • Distúrbio do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão podem ser fatores ligados à síndrome;
  • Trauma físico ou emocional, pois, a fibromialgia pode ser desencadeada por um trauma físico ou o estresse psicológico.

Não é frescura.

Em nosso país, as causas da doença ainda não estão claras, mas por definição, vimo que é um distúrbio de dor e sensibilidades crônicas e generalizadas, sendo tipicamente presente em mulheres jovens ou de meia-idade com cerca de 80% dos casos, veja a seguir mais sobre os principais sintomas:

  • Dor persistente e sensibilidade que se espalham pelo corpo todo;
  • Rigidez corporal;
  • Fadiga;
  • Dificuldades cognitivas;
  • Ansiedade e/ou depressão;
  • Comprometimento das atividades diárias.

Ingerir magnésio, potássio e ômega 3.

Ao paciente portador de fibromialgia é indicado manter uma dieta onde se inclua alimentos com:

  • Magnésio, como abacate, alcachofra e sementes pois, auxiliam no relaxamento dos músculos e melhora a circulação;
  • Potássio, como banana, maça, beterraba e ervilhas, pois evitam fraqueza muscular e as cãibras;
  • Ômega 3, como sardinha, salmão e sementes de chia ou nozes uma vez que possuem ação anti-inflamatória e aliviam os sintomas de dor.

Tratamento da dor.

O alívio da dor em São José do Rio Preto ocasionado pela fibromialgia deverá ser realizado com um acompanhamento especializado e com o uso de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos, analgésicos e relaxantes musculares.

E o mais interessante é que através da prática regular de atividades físicas como aeróbica e anaeróbica se obtém melhoras também.

A fisioterapia com o fortalecimento muscular são grandes aliados para o controle da doença, mas é necessário ficar atento também na alimentação e adquirir hábitos saudáveis, essas pequenas atitudes farão uma grande diferença no dia a dia do paciente.

E por último deixo a dica de obter sempre uma boa noite de sono, pois ela ajudará muito na qualidade de vida de um portador de fibromialgia.

Sem cura por enquanto.

Ainda não se tem a cura da fibromialgia, porém como vimos a cima, algumas modificações no estilo de vida e medicamentos podem fazer o controle prolongado dos sintomas e auxiliar na melhora e tratamento da dor em São José do Rio Preto.

Os exercícios físicos são ótimos aliados do paciente, tanto que se exercitar é a principal recomendação do médico da dor em São José do Rio Preto para o tratamento da doença!

Os exercícios físicos além de diminuir a dor, como muitos já sabem melhora a depressão, a ansiedade, o sono e a fadiga.

A fibromialgia é uma síndrome que causa dores, fadiga e alterações no sono, o tratamento com nutrientes e vitaminas, pode trazer resultados, garantindo a melhora dos sintomas. Garantir o aporte correto de nutrientes é uma condição para o auxílio ou para o tratamento de diversas doenças. podemos te ajudar, marca sua avaliação.

Exame Ecocardiograma

O exame ecocardiograma é um dos mais essenciais quando se fala a respeito da prevenção e dos cuidados com a saúde do coração. Através deste

Leia mais »

Exame Eletrocardiograma

Entre os diferentes exames que um cardiologista pode solicitar a um indivíduo, o exame eletrocardiograma trata-se de um dos principais. Por meio deste exame, é

Leia mais »

L'a Sensitive - Clínica Médica, Geriatria, Fisioterapia e Tratamento da Dor.​

Horário de Atendimento:
De Segunda a Sexta-feira das 08:00hs às 21:00hs.

Copyright ©2023 | Desenvolvido por @MagnoDigital