Clínica La Sensitive

A Fisioterapia para o tratamento da dor crônica

Você ouve que deve permanecer ativo com sua dor crônica e pensa: Mas como?

A maioria das atividades piora minha dor!

Às vezes, passar o dia no trabalho é uma agonia, e agora o médico espera que eu faça atividades extras depois do trabalho?

É aqui que um fisioterapeuta pode ajudar.

Ela pode fornecer um plano personalizado de fortalecimento e exercício, além de ajudá-lo a aprender como gerenciar sua dor na \”vida diária\”.

A fisioterapia é personalizada.

A dor crônica ocorre de várias formas; portanto, o tratamento eficaz da dor exige um plano apenas para você.

O fisioterapeuta fará uma avaliação física detalhada para avaliar sua dor crônica e seus efeitos em sua vida.

Ele ou ela também perguntará sobre seus objetivos de tratamento: você quer aprender como gerenciar melhor sua dor no consultório?

Você está ansioso para começar a se exercitar, mas sente que sua dor está limitando isso?

O que seria mais útil aprender em fisioterapia?

Usando essas informações, o fisioterapeuta desenvolverá um plano de terapia para você.

A fisioterapia é passiva e ativa.

A fisioterapia em São José do Rio Preto inclui tratamentos passivos e ativos.

Tratamentos passivos ajudam a relaxar você e seu corpo.

Eles são chamados de passivos porque você não precisa participar ativamente.

Seu programa de fisioterapia pode começar com tratamentos passivos, mas o objetivo é entrar em tratamentos ativos.

Estes são exercícios terapêuticos que fortalecem seu corpo e ajudam a lidar com a dor crônica.

Os tratamentos fisioterapêuticos passivos incluem:

  • Massagem profunda nos tecidos: esta técnica tem como alvo espasmos e tensão muscular crônica que talvez se desenvolvam através do estresse da vida diária. Você também pode ter espasmos ou tensão muscular por causa de distensões ou entorses. O terapeuta usa pressão e fricção diretas para tentar liberar a tensão nos tecidos moles (ligamentos, tendões, músculos).
  • Terapias quentes e frias: seu fisioterapeuta alternará entre terapias quentes e frias. Ao usar o calor, o fisioterapeuta procura obter mais sangue para a área alvo, porque um fluxo sanguíneo aumentado traz mais oxigênio e nutrientes para essa área. Também é necessário sangue para remover os subprodutos residuais criados por espasmos musculares, além de ajudar na cicatrização.

    A terapia com frio, também chamada crioterapia, diminui a circulação, ajudando a reduzir a inflamação, espasmos musculares e dor. Você pode colocar uma bolsa de gelo sobre a área alvo ou até receber uma massagem com gelo. Outra opção de crioterapia é um spray chamado fluorometano que esfria os tecidos. Após a terapia com frio, seu terapeuta pode trabalhar com você para alongar os músculos afetados.

  • Estimulação elétrica nervosa transcutânea: uma máquina de TENS estimula seus músculos através de intensidades variáveis ​​(mas seguras) de corrente elétrica. A TENS ajuda a reduzir os espasmos musculares e pode aumentar a produção de endorfinas no corpo, seus analgésicos naturais. O equipamento TENS usado pelo fisioterapeuta é relativamente grande. No entanto, também está disponível uma máquina menor para uso \”em casa\”. Seja grande ou pequena, uma unidade TENS pode ser uma terapia útil.
  • Ultra-som : Ao aumentar a circulação sanguínea, um ultra-som ajuda a reduzir espasmos musculares, cãibras, inchaço, rigidez e dor. Isso é feito enviando ondas sonoras profundas para os tecidos musculares, criando um calor suave que melhora a circulação e a cura.
  • As terapias passivas, como as listadas acima, geralmente são feitas em conjunto com terapias ativas. Na parte ativa da fisioterapia, seu terapeuta ensinará vários exercícios para melhorar sua flexibilidade, força, estabilidade do núcleo e amplitude de movimento (com que facilidade suas articulações se movem).

    Lembre-se: seu programa de fisioterapia é individualizado, levando em consideração sua saúde e histórico. Seus exercícios podem não ser adequados para outra pessoa com dor crônica, principalmente porque a dor crônica é uma experiência pessoal e subjetiva.

    Outros aspectos da fisioterapia.

    Se necessário, você aprenderá como corrigir sua postura e incorporar princípios ergonômicos em suas atividades diárias. Isso tudo faz parte do aspecto \”autocuidado\” ou \”autotratamento\” da fisioterapia: através da fisioterapia, você aprende bons hábitos e princípios que permitem cuidar melhor do seu corpo.

    Seu fisioterapeuta também pode sugerir um programa de exercícios personalizado para você. Permanecer ativo é uma parte importante do tratamento da dor crônica em São José do Rio Preto. O fisioterapeuta pode ajudá-lo a descobrir o melhor tipo de exercício para você.