Clínica La Sensitive

GERIATRIA – FICAR PARADO PODE AUMENTAR O NÍVEL DE DEMÊNCIA?

\"\"

 

Estudos com voluntários acima de 40 anos, pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, concluíram que o fato de a pessoa não gastar o dia inteiro sentada já está associado a uma melhor performance em testes cognitivos (e a uma probabilidade reduzida de demência. A expectativa de vida do brasileiro aumentou e está estimulando a busca por melhor qualidade de vida. Todos querem viver melhor para aproveitar ao máximo todas as fases da vida.

Para alcançar esse objetivo um fator muito importante é prevenir danos da demência, pois como o cérebro é quem comanda todo o nosso corpo, se algo não vai bem com ele todo o resto será afetado.

O primeiro passo para prevenir danos da demência é agir antes que eles apareçam.

Os médicos recomendam que a prevenção da doença comece a partir da meia idade, mesmo que o paciente não apresente sintoma algum. Tanto os profissionais da saúde quanto os familiares têm um papel importante de orientar e estimular a atividade cerebral. A criação de um ambiente seguro e de apoio pode ser extraordinariamente útil, e certos medicamentos podem ajudar por um tempo. A pessoa com demência, os familiares, outros cuidadores e os profissionais da área da saúde envolvidos devem discutir e decidir sobre a melhor estratégia a ser seguida. Ficou com dúvidas? Agende uma consulta!