A fisioterapia com o fortalecimento muscular são grandes aliados para o controle da Fibromialgia.
Portadores de fibromialgia apresentam em sua maioria dor difusa, fadiga, insônia, déficits de memória e depressão.
E esse problema crônico, que atinge entre 2 e 3% da população brasileira.
Se você deseja saber mais sobre este tema, saber sobre o tratamento da dor, não deixe de ler o artigo a seguir, nele você encontra ótimas informações a respeito!
O que a fibromialgia?
A síndrome da fibromialgia é manifestada através de dor no corpo todo, principalmente na musculatura e aliado a dor, aparecem sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparado, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.
Podemos reconhecer como característica da pessoa portadora de fibromialgia sua grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura ao toque.
Fatores de risco.
Profissionais da saúde chama a atenção para alguns fatores que facilitam o surgimento de fibromialgia como:
- Sexo: uma vez que é mais comum em mulheres do que em homens, em especial entre as de 20 e 50 anos;
- Histórico familiar, pois a doença é recorrente em pessoas de uma mesma família, indicando que talvez havia algum fator genético envolvido nas suas causas;
- Detentores de transtornos como artrite ou lúpús acabam desenvolvendo a fibromialgia.
O que causa a fibromialgia?
Os fatores que causam a fibromialgia ainda são desconhecidos, porém há vários fatores que estão associados a esta síndrome, são eles:
- Fatores genéticos: fibromialgia é bem recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicio de que há algumas mutações genéticas capazes de causar a doença;
- Contaminações por vírus e doenças autoimunes podem estar envolvidas nas causas da fibromialgia;
- Distúrbio do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão podem ser fatores ligados à síndrome;
- Trauma físico ou emocional, pois, a fibromialgia pode ser desencadeada por um trauma físico ou o estresse psicológico.
Não é frescura.
Em nosso país, as causas da doença ainda não estão claras, mas por definição, vimo que é um distúrbio de dor e sensibilidades crônicas e generalizadas, sendo tipicamente presente em mulheres jovens ou de meia-idade com cerca de 80% dos casos, veja a seguir mais sobre os principais sintomas:
- Dor persistente e sensibilidade que se espalham pelo corpo todo;
- Rigidez corporal;
- Fadiga;
- Dificuldades cognitivas;
- Ansiedade e/ou depressão;
- Comprometimento das atividades diárias.
Ingerir magnésio, potássio e ômega 3.
Ao paciente portador de fibromialgia é indicado manter uma dieta onde se inclua alimentos com:
- Magnésio, como abacate, alcachofra e sementes pois, auxiliam no relaxamento dos músculos e melhora a circulação;
- Potássio, como banana, maça, beterraba e ervilhas, pois evitam fraqueza muscular e as cãibras;
- Ômega 3, como sardinha, salmão e sementes de chia ou nozes uma vez que possuem ação anti-inflamatória e aliviam os sintomas de dor.
Tratamento da dor.
O alívio da dor em São José do Rio Preto ocasionado pela fibromialgia deverá ser realizado com um acompanhamento especializado e com o uso de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos, analgésicos e relaxantes musculares.
E o mais interessante é que através da prática regular de atividades físicas como aeróbica e anaeróbica se obtém melhoras também.
A fisioterapia com o fortalecimento muscular são grandes aliados para o controle da doença, mas é necessário ficar atento também na alimentação e adquirir hábitos saudáveis, essas pequenas atitudes farão uma grande diferença no dia a dia do paciente.
E por último deixo a dica de obter sempre uma boa noite de sono, pois ela ajudará muito na qualidade de vida de um portador de fibromialgia.
Sem cura por enquanto.
Ainda não se tem a cura da fibromialgia, porém como vimos a cima, algumas modificações no estilo de vida e medicamentos podem fazer o controle prolongado dos sintomas e auxiliar na melhora e tratamento da dor em São José do Rio Preto.
Os exercícios físicos são ótimos aliados do paciente, tanto que se exercitar é a principal recomendação do médico da dor em São José do Rio Preto para o tratamento da doença!
Os exercícios físicos além de diminuir a dor, como muitos já sabem melhora a depressão, a ansiedade, o sono e a fadiga.